"(...) Elevada percentagem das personalidades humanas traz, no imo do próprio ser, raízes e brechas de comunhão com o pretérito de sombra, através das quais são suscetíveis de sofrer os mais estranhos processos de obsessão oculta - a se reavivarem, constantes, ao tempo de períodos etários que correspondem ao tempo de formação dos débitos cármicos que buscam equacionar no corpo terrestre (...)" - (André Luiz/Chico Xavier, do livro "Mecanismos da Mediunidade" - Cap. 24)

Rosa Branca

O SIMBOLISMO DA ROSA BRANCA
Saiba como foi escolhido o título da nossa websérie.



Na cultura ocidental, a rosa, com todas as suas diversidades, é a flor de maior simbolismo e, além deisso, na mitologia, a rosa sempre foi uma flor consagrada a diversas deusas. A rosa era o símbolo das deusas do amor Afrodite (na Grécia Antiga) e de Vênus (na Roma Antiga). Por sua vez, o cristianismo adotou – e ainda adota - a rosa como o símbolo de Maria, personagem bíblica considerada a mãe de Jesus Cristo.

Segundo a mitologia grega, Afrodite, após nascer das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca. Por causa desta lenda mitológica, a rosa branca representa, até os dias atuais, a pureza e a inocência humanas. Ainda sobre a deusa Afrodite, a lenda conta que quando ela viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, foi socorrê-lo e acabou se ferindo num espinho de uma rosa e, assim, seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Este fato fez com que, no período histórico conhecido por Antiguidade, as rosas passassem a ser colocadas sobre os túmulos, em uma cerimônia conhecida pelo nome de “Rosália”. Todos os anos no mês de maio, época da “Rosália”, é hábito popular enfeitar os túmulos com rosas.

Para os romanos da Antiguidade, as rosas eram uma criação de Flora, a deusa da primavera e das flores. Segundo a lenda, quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Assim, Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto. As abelhas se atraíram pela flor e, quando o Cupido atirou suas flechas para espantá-las, elas se transformaram em espinhos. Este é o mito do surgimento da rosa na vida terrena (plano físico).

A história antiga nos revela que a rosa é, igualmente, consagrada à deusa Ísis, sempre retratada com uma coroa de rosas. Em muitas culturas da humanidade, a rosa era considerada o “símbolo do segredo”, devido ao miolo ser fechado por suas pétalas.

No período medieval, era muito comum o costume de colocar uma rosa no teto das salas de reuniões significando que, onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Por causa disso, surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas, o que levou à decoração de muitas casas com arquitetura clássica.

Em todas as tradições que reverenciam rosas, cada uma delas tem um significado particular e especial. Na alquimia, por exemplo, a rosa representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher e, por sua vez a cruz, sendo um símbolo masculino, ao ser adjuntado à rosa, deu origem à palavra “Rosa-Cruz” e, assim, surgindo o primeiro símbolo da Ordem Rosa-Cruz.




Para o povo Hindu, a deusa Lakshmi, considerada a “deusa do amor, nasceu de uma rosa. Símbolo da pureza, da beleza e da perfeição em todos os sentidos, na Idade Média a rosa foi considerada o símbolo da virgem Maria, especialmente pelo seu significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas à Maria, mãe de Jesus, como emblema do feminino em oposição à cruz do Cristo. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Inúmeros são os mitos sobre a rosa. De um modo geral, a rosa, com todo o seu milenar simbolismo, é considerada a personificação do amor - seja espiritual, carnal, virginal. Como um símbolo personificado da pureza, a rosa possui suas propriedades, não somente por seu simbolismo, mas também é aproveitada na medicina, na indústria de perfumes, na culinária, entre outros atributos. Vale ressaltar, ainda, que como sómbolo personificado do amor, muitas pessoas têm o hábito de manifestar o amor que sentem presenteando a pessoa amada com uma flor. Tal gesto também vale para expressar respeito, admiração e amizade.

Em síntese, a rosa branca representa a pureza, amor espiritual, o silêncio, paz. Considerando que cada flor tem uma cor, um perfume e um significado especiais, de acordo com as flores que você oferece, está dando um recado único e personificado à pessoa que as recebe.

Durante séculos, a rosa tem sido capaz de simbolizar os sentimentos profundos de amor e emoções puras. As rosas têm sido capazes de dizer muitas mensagens secretas sem nunca falar uma única palavra. Assim, a rosa tem sido um símbolo de confidencialidade, que deu origem à frase em latim “sub rosa”, expressão que significa “algo falado em segredo”.

Os significados de rosas brancas em mitos e lendas são em grande quantidade. Diz-se, a primeira rosa que já apareceu no plano físico da Terra foi a de cor branca. A rosa branca, segundo a lenda, teria sido magicamente desenvolvida em outras cores, tons e matizes. Diz a velha lenda que a rosa vermelha, por exemplo, surgiu quando foi manchada por sangue. Já a rosa cor-de-rosa surgiu quando a rosa branca corou-se depois de receber um beijo de uma mulher bonita.

Existem muitos significados e símbolos associados às rosas brancas. Em casamentos, a rosa branca significa a pura relação de amor formada entre os noivos. A tradição de carregar buquês de rosas brancas pelas noivas surgiu em meados de 1840, no casamento da rainha Vitória. Desde então, a rosa branca representa a virgindade, a pureza e a inocência da noiva em um casamento. Representava, de uma forma geral, a reputação limpa e imaculada das mulheres. Diz-se que na Roma Antiga, roseiras brancas foram plantadas em covas para indicar inocência e virgindade das mulheres jovens que haviam falecidas.

As rosas brancas são usadas também para expressar condolências em funerais. As rosas brancas simbolizam “heavenliness” (estado ou qualidade de ser celestial), honra, respeito e amor em funerais. Rosas brancas também são um símbolos expressos de recordação e amor espiritual. Nos funerais, as rosas brancas também significam a união sagrada e espiritual da alma que desencarnou e a Espiritualidade Maior (Deus) no “Céu” (Plano Espiritual).

Para os cristãos, ratificamos que a rosa branca representa a “Rosa Mística do Céu”, isto é, a Virgem Maria. Branco é uma cor considerada o símbolo da luz, da pureza, da glória e da alegria, todas são as virtudes da Virgem Maria personificadas na rosa branca. Ainda na crença cristã, no Paraíso, a rosa floresceu sem espinhos e, depois da queda de Adão e Eva em pecado, as rosas passaram a ter espinhos. Este mito aponta, novamente, para o significado comum de pureza e inocência para a rosa branca.

Ratificamos também que uma rosa branca representa a verdade, o silêncio, o segredo, a reverência, a humildade, o charme e a jovialidade humanas. Na Inglaterra política, uma rosa branca representava a morte para aqueles que traíram suas palavras. Durante a época medieval, as pessoas, falando sob uma rosa branca, simbolizavam e garantiam a natureza confidencial das conversas. No século XVI, o chefe da Igreja Católica (papa) declarou obrigatória a utilização de uma escultura de uma rosa branca nas cabines de confissão para simbolizar e garantir a confidencialidade e a privacidade dos relatos dos fiéis.



Uma única rosa branca representa a simplicidade. É capaz de expressar um singelo, porém profundo, “Eu te amo!”. Um buquê de rosas brancas significa sentimentos de amor e amizade, também de esperança e respeito. O buquê de rosas brancas também pode significar “um novo começo” de uma relação pessoal, seja sentimental ou não. Os buquês de rosas brancas também simbolizam a infância e têm uma mensagem de um amor “muito jovem”. Quem oferece rosas brancas também pode estar dizendo através delas algo do tipo: “eu sou digno de você”, ou mesmo, transmitindo uma mensagem de lealdade. Pode também estar querendo transmitir várias mensagens secretas, ou mesmo dizer um “você é celestial”. Em síntese, quem oferta rosas brancas pode estar ativando um símbolo que expressa um novo começo, ou estar se despedindo de um ente querido. Muitas pessoas têm suas versões para se expressarem através de uma – ou mais – rosa branca, e cada uma delas significa um simples pensamento, inocência e pureza.

As rosas existem há milhões de anos. Há registros de rosas inclusive em fósseis. E com o passar dos anos, dos séculos e dos milênios, as rosas – principalmente as brancas – tornaram-se cada vez mais populares em todos os lugares deste mundo. Via manifestações mediúnicas, há infinitos relatos da presença delas também em diversas dimensões do Plano Espiritual.

ALEMANHA NAZISTA: "Rosa Branca" (em alemão: "Weiße Rose") foi um movimento não-violento antinazista da resistência alemã, de inspiração católica, que surgiu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Seus principais membros eram Sophie Scholl, Hans Scholl e Cristoph Probst. Todos eles foram guilhotinados pela temida Gestapo, em 22 de fevereiro de 1943, após Sophie ser presa portando panfletos antinazistas. Os panfletos do movimento "Rosa Branca" continham trechos do Apocalipse bíblico e frases antinazistas. Os panfletos eram distribuídos nas caixas de correios. Em julho de 1943, milhões de cópias do último lote de panfletos da "Resistência", contrabandeado para o Reino Unido, foi lançado sobre a Alemanha pelos aviões dos países aliados. Os membros da "Rosa Branca", especialmente Sophie, tornaram-se ícones na Alemanha do pós-guerra.

As rosas são formadas por folhas e flores, além de espinho, uma vez que são arbustos ou trepadeiras. Normalmente, as rosas são flores solitárias, apresentam-se normalmente com cinco pétalas, e nas mais variadas cores, como o branco, o vermelho, o roxo, a rosa e diversas outras cores criadas em laboratório, a exemplo das rosas azuis.

Não podíamos deixar de mencionar que a famosa “Rosa de Shalom” simboliza a paz, a união, a simplicidade, a inocência. Jesus, o Cristo, Ele próprio, simboliza a rosa branca. Afinal, Jesus, é a “Rosa de Shalom”, o “Príncipe da Paz”. E ao mencionarmos a inocência, você que vai acompanhar os episódios da nossa websérie “Rosa Branca” verá que a maioria dos personagens são “inocentes” por acreditarem que suas ações, sejam quais for, não terão consequências, tanto para o bem, quanto para o mal. Eis aí o núcleo-mor de todos os dramas que vão surgir com nos episódios do nosso webseriado, cuja história (o “pano de fundo”) começa no Brasil Colonial de 1538, com dívidas contraídas e que vão ser cobradas, dentro da lei natural de ação e reação, ou de causa e efeito, a mais de quatro séculos depois.

As rosas são conhecidas por seu aroma, pois sempre exalam um cheiro muito marcante. Naturalmente, em um conceito geral, as rosas simbolizam o amor. No caso específico da nossa websérie “Rosa Branca”, este foi o título que escolhemos para unificar em um mesmo contexto espiritual (ou espiritualista), as histórias que vamos contar. Afinal, rosas brancas representam a pureza e a inocência e podem ser associadas às grandes uniões e aos novos começos (recomeços). E como já dissemos aqui, a rosa branca também é um símbolo de honra, de reverência, de respeito, também de esperança, lembrança e... de espiritualidade!.


Terry Marcos Dourado
Médium espiritualista, autor e roteirista da websérie “Rosa Branca”

Visitantes